10/08/2011

Amigos do Idi: PIS / PAS

O certo pode parecer errado e vice-versa

Comece a somar pontos para levar a gramática do Bechara.

Qual dos professores acima você contrataria?
Olá, pessoal! A pergunta ao lado é de quebrar a cabeça, pois a frase analisada traz a famigerada partícula “se”, que possui um monte de funções diferentes (por esse motivo, é o terror de alunos, concurseiros, escritores e outros coitados). Apesar de não parecer, a resposta correta é “Dão-se aulas de Português”. Vamos tentar entender por quê?

No caso em questão, temos que verificar se o “se” é um PIS (pronome indeterminador do sujeito) ou um PAS (pronome apassivador do sujeito). Para nos ajudar, existe aquele macete clássico: verificar se a frase pode ser colocada na voz ativa. Se puder, o “se” é um PAS.

Vejamos:
“Dão-se aulas de Português.” = “Aulas de Português são dadas.”

É... Deu para colocar. Então, o “se” é mesmo um PAS. Mas... por que o “se”, tendo essa função, faz o verbo “dar” concordar com “aulas de Português”?

Uma inspiração para revermos alguns conceitos "errados"?
A resposta é simples. Veja que a transposição para a voz ativa deixou algo evidente: “aulas de Português” não é objeto direto, mas sujeito (na voz passiva, passa a ser chamado de “sujeito paciente”). Sendo assim, o verbo precisa concordar com “aulas de Português”. Dizer “Dá-se aulas de Português” é tão absurdo quanto falar “Aulas de Português é dada.” Bem... “Tão absurdo quanto” segundo a gramática clássica, claro. Existem acadêmicos que criam caso com essa regra, pois ela afrontaria a lógica da fala, o bom-senso... Um trabalho revoltoso nesse sentido pode ser lido aqui. Nele, as autoras chegam a destacar uma frase de “Os Sertões”, que, de acordo com a (“equivocada” rs) norma culta, estaria mal escrita: “Salta-se do trem; transpõe-se poucas centenas de metros entre casas deprimidas (...)”. Ora, estando evidente que o segundo “se” é um PAS, o certo seria “transpõem” (ai, ai, ai, seu Euclides! Rsrs). Seria? Humm... Quem quiser ler os argumentos das revoltosas em defesa do errado – digo, de uma nova ótica gramatical - basta clicar no link acima.

Precisa-se de sapatos (PIS). Retratam-se sapatos (PAS).
O PIS serve, lógico, para indeterminar o sujeito. Veja bem. Se um sujeito determinado (eu, você, João etc.) precisa de sapatos, dizemos: “Eu preciso de sapatos”; “Você precisa de sapatos”; “João precisa de sapatos”... Mas se não sabemos quem precisa de sapatos (sujeito indeterminado), é necessário usar o PIS para deixar claro essa indeterminação. Então, diz-se: “Precisa-se de sapatos.” Nesse caso, como dito, “sapatos” não é o sujeito. O sujeito é alguém desconhecido que precisa de sapatos. Portanto, quando temos um PIS, o verbo ficará sempre na terceira pessoa do singular. Só para mostrar que o “se” em questão não é um PAS, tente colocar a frase na voz ativa. Ficaria assim: “De sapatos são precisados.” Isso faz sentido para você?

Para finalizar, não posso deixar de dar uma explicação técnica. O PIS vem sempre acompanhado de verbo transitivo indireto, verbo intransitivo, verbo de ligação ou verbo transitivo direto com objeto direto preposicionado (este último exige um post só para ele); o PAS vem sempre acompanhado de verbo transitivo direto ou verbo transitivo direto e indireto. Mas aí o papo começa a ficar meio chato, né?

Como eu disse desde o início, não sou professor. O objetivo do Amigos do Idi é apenas promover uma troca de ideias sobre Português. Então, fique à vontade para deixar seu comentário, acrescentando, refutando, concordando etc.

Some mais pontos e leve esta gramática
Abaixo, a primeira bateria de exercícios. O participante que tiver mais pontos ao fim da última bateria levará uma gramática do Bechara (para concorrer, é preciso seguir o blog). Cada resposta certa vale 1 ponto; cada resposta errada vale -1 ponto; cada resposta não dada vale zero ponto.

Nas frases abaixo, diga se o “se” tem a função de PIS ou de PAS (favor responder na caixa de comentários; o gabarito e as respostas dos participantes serão liberados no próximo post do Amigos do Idi):
1) Fala-se demais.
2) Joga-se rede no mar.
3) Vende-se apartamento.
4) Era-se triste.
5) Conserta-se televisão.
6) Saca-se da arma.
7) Entrega-se compra gratuitamente aos moradores do bairro.
8) Acredita-se em Papai Noel.
9) Reportou-se às testemunhas.
10) Mora-se mal naquele prédio.

Um grande abraço!

5 comentários:

  1. Gostei desta postagem, super interessante a nosso língua portuguesa. Sempre nos confundimos com certas questões.
    Abraços
    Renata
    www.tecergirassois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Aiai, não sei se entendi direito mas dei um 'chute' rsrs...

    1] PIS
    2] PIS
    3] PAS
    4] PIS
    5] PAS
    6] PAS
    7] PAS
    8] PAS
    9] PIS
    10] PIS

    Bjus =*

    ResponderExcluir
  3. 1) Fala-se demais. PIS
    2) Joga-se rede no mar. PAS
    3) Vende-se apartamento. PAS
    4) Era-se triste. PIS
    5) Conserta-se televisão. PAS
    6) Saca-se da arma. PIS
    7) Entrega-se compra gratuitamente aos moradores do bairro. PAS
    8) Acredita-se em Papai Noel. PIS
    9) Reportou-se às testemunhas. PIS
    10) Mora-se mal naquele prédio. PIS

    Quando eu era mais nova eu odiava essas coisas... atualmente eu adoro aprender português!

    PArabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia sobre o PAS e o PIS... foi bem exclarecedora sua explicação.

    Minha resposta da 1ª bateria de exercícios:
    1) PIS.
    2) PAS.
    3) PAS.
    4) PIS.
    5) PAS.
    6) PAS.
    7) PAS.
    8) PAS.
    9) PIS.
    10) PAS.

    Espero que minhas respostas estejam todas certas...

    ResponderExcluir
  5. 1 PIS
    2 PAS
    3 PAS
    4 PIS
    5 PAS
    6 PAS
    7 PAS
    8 PIS
    9 PIS
    10 PIS

    Difícil!!!
    Adorei esse macete, não me lembrava dele.

    @joelmaalves
    joelmaalves3@hotmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
abcs