20/05/2015

O Sol Também se Levanta

Um livro para amar ou odiar



Uma sinopse razoável pode ser encontrada na contracapa do DVD de E Agora Brilha o Sol, filme inspirado em O Sol Também se Levanta.

Esse livro do Hemingway parece ser do tipo “ame-o ou odeie-o”. Enquanto uns bradam a suposta genialidade do texto, outros afirmam que ele não passa de um nada literário. Quem sabe o maior mérito da obra seja mesmo essa capacidade de gerar opiniões tão opostas nos leitores... Pode ser, não sei... Só sei que faço parte do segundo grupo, o dos que a acharam uma chatice sem fim. O livro começa sem rumo, segue sem rumo e, apenas no finalzinho, surge um rasgo de trama, quando a disputa pela moderninha Brett, que parece despertar a paixão de todos os personagens masculinos, deixa de ser velada. A narrativa das touradas também é interessante (a despeito do desprezo que tenho por eventos que maltratam animais); o autor mostra que sabe descrever cenas de ação com cores vivas. Mas nada disso fez valer a pena a leitura, que terminei por pura teimosia. Para aqueles que discordam e acharam o livro brilhante, deixo aqui alguns exemplos de livros que realmente achei geniais: Cem Anos de Solidão e O Amor nos Tempos do Cólera, de Gabriel García Márquez; A Peste e O Estrangeiro, de Albert Camus. Este último, a propósito, também gera muita controvérsia entre os leitores :)

E Agora Brilha o Sol, filme baseado no livro de Hemingway

2 comentários:

  1. Sérgio!
    Tem livros que são assim, atingem os leitores de forma diferente.
    Como não li ainda nada do autor, nem posso opinar. Fama ele tem, né?
    Recomendo também os livros que indicou, são ótimos!
    “Coloque a lealdade e a confiança acima de qualquer coisa; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir teus erros.” (Confúcio)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudy! Obrigado pela presença. Você tem sempre algo interessante para compartilhar. Quanto ao Hemingway, acho que dei azar e comecei pelo livro errado.

      Agradeço também o ditado :) Sábias palavras!

      Tudo de bom!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
abcs